O web design é onde o foco do projeto é a criação de websites e virtualidade no ambiente web.
O web design requer à múltiplas disciplinas, para isso a construção de páginas web requer muita influência de outras áreas técnicas, além do design. Áreas como a arquitetura da informação, programação, gestão de TI, segurança web.
O Criador (web designer) o que ele faz é agregar os conceitos necessários ao planejamento do software, garantindo que quem for usar o site tenha uma mobilidade e clareza nas escolhas.
Planejamento Estratégico
O design, é um projeto, com a necessidade de uma análise. Saber exatamente o objetivo do projeto é fundamental para o planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta.
A maior necessidade é saber quem vai usar qual objetivo, o que vai ser oferecido, o que o público vai achar de diferente. Após essas especificações ao projeto, será definida a estrutura do site, e a tecnologia onde será feito o layout.
Quando você vê pela primeira vez um site, a impressão que é que o site é visual, na verdade o que se procura é o conteúdo, por isso a primeira estratégia é definir bem todas as informações que o site terá, definir com nitidez a arquitetura e por último, visual do site, que não precisa ter muitos elementos, mas ter muito profissionalismo usando conceitos básicos como aproximação, contraste e alinhamento.
Estrutura
A estrutura do site deve ter seu objetivo, tornando-o de fácil acesso pelo usuário e mais confortável. O planejamento deve correr conforme a facilidade de acesso da informação ou o serviço desejado. Nos dias de hoje temos muitas formas de um site ser feito, a criatividade é quem vai definir o que o público procura.
Layout
O layout é fundamental e a eficiência dele que vai definir sua estrutura. O layout é fundamental para a comunicação com o usuário, que sua linguagem seja a mais específica com o site. Ter inteligência para aplicar as técnicas é fundamental para se gerar layouts para web.
Tudo que se insere em um website deve ter um objetivo, o final dele é quando nada precisa ser inserido e nada retirado.
Antigamente os layouts dos sites eram feitos com HTML, porém esta forma de tabela não se usa mais, hoje temos muitos recursos diferentes. Mas existem layouts que não utilizam tabelas, são os famosos “tableless” uma nova tecnologia para estruturar layouts.
Tableless: você não pode achar o significado que seria “sem tabelas”. Tableless é um conceito e deve ser entendido como aplicação das webstandarts (normas da web desenvolvidas pela W3C).
Navegadores ou Browser’s
São softwares que abrem os conteúdos de um web site, criando um meio de ligação com o usuário final. A grande quantidade de navegadores e a diferença que cada um tinha em seus recursos fez com que os criadores caminhassem a um padrão comum. Hoje não se cria sites sem seguir os padrões da W3C.
Na criação do site, o HTML deve obedecer as regras dos padrões do W3C (Web Standards) de forma que fique operacional, independente do aparelho que será usado (TV, celular, impressora, monitor, etc). Em tese não seria necessário, mas o bom designer testa em vários navegadores (Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, Google Chrome e outros), pois o layout pode dar algum tipo de erro em determinados navegadores, e o usuário final não saber o que está acontecendo.
Padrões
A World Wide Web Consortium (W3C) é o órgão responsável por recomendar padrões de desenvolvimento para a internet. Através desse dispositivo podemos classificar: web sites conforme suas características, sendo assim atender aos padrões recomendados pelo órgão.
O motivo de seguir os padrões do W3C é criar uma identidade comum entre os veículos de informação para que seja aceito em qualquer dispositivo, e acessível a todos.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.